Sonorização em Festas de Música Eletrônica


Sempre que pensamos em sonorização, seja qual for a festa, seja qual for o evento, procuramos qualidade sonora. Por exemplo quando estamos em um evento aberto, como uma festa de música eletrônica. Toda a sonorização é realizada através de caixas ativas altamente potentes conhecidas como Line Array, onde as “caixas de som” ficam acopladas umas as outras formando assim uma “linha sonora” vertical com uma pequena curvatura, para que todos convidados possam sentir um som potente e límpido de seus DJ’s favoritos. Na grande maioria das vezes e nas festas mais famosas são utilizadas grandes estruturas de sonorização, onde as “batidas” podem ser ouvidas a quilômetros de distância, por isso essas festas são realizadas em lugares bem afastados das áreas residenciais.

 

Sonorização de Bandas


Saindo da festa de música eletrônica e partindo para sonorização de bandas, o negócio fica tão complexo quanto ou até mais, pois é necessário que o profissional de áudio equalize instrumento por instrumento, microfone por microfone, sempre tendo uma “sintonia” entre o engenheiro de som ou técnico de áudio e os músicos, pois cada músico exige um padrão de sonorização diferente, principalmente os vocalistas e cada técnico de áudio tem sua forma de trabalhar, alguns são atenciosos outras já são bem mais “teimosos” e não são muito abertos à opiniões externas.

 

Sonorização em Estúdios


Finalmente chegamos à sonorização de estúdios, utilizados para gravação e ensaio de bandas, onde não há necessidade de potência sonora, mas sim qualidade de som. Estúdios profissionais de sonorização utilizam sempre equipamentos de primeira linha, mesas de som, microfones, fones de ouvidos, amplificadores valvulados e periféricos. Há todo um tratamento sonoro na acústica das salas para que não haja “vazamento de som”, desda forma uma sala não atrapalha o trabalho da outra, a qualidade da gravação fica diferenciada, sem ruídos e os vizinhos não serão incomodados já que as gravações e ensaios muitas vezes são realizados durante as madrugadas. Mas de nada adianta um boa estrutura de sonorização, se os técnicos do estúdio não são capazes de operar com eficácia os equipamentos de sonorização e áudio. Por isso sempre procure indicações de outros músicos e amigos ao procurar um bom estúdio.